Campanha visa reforçar a importância das regras de trânsito e tornar a condução mais segura para motoristas e pedestres
O ano era 2024, madrugada do domingo de Páscoa, quando o motorista de uma Porsche, que dirigia em alta velocidade, perdeu o controle do veículo e colidiu na traseira de um Renault Sandero – o carro estava sendo conduzido por um motorista de aplicativo, que trabalhava no momento da batida e, fatalmente, teve a vida ceifada pelo acidente.
Este não foi um caso isolado e dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) estimam que, no Brasil, uma pessoa perca a vida no trânsito a cada 15 minutos, uma previsão preocupante, que merece atenção e elaboração de ações efetivas para reverter este cenário. Neste sentido, em 2026, a campanha Maio Amarelo chega à sua 13ª edição e teve como foco o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”.
Contexto histórico
A iniciativa Maio Amarelo surgiu em 2014 e foi criada pelo ONSV, após uma campanha de 2011 da Organização das Nações Unidas (ONU) chamada “Década de ações para a segurança no trânsito”, que tinha como intuito fazer com que a última década fosse repleta de atividades voltadas à proteção da vida e cuidado no trânsito, diminuindo o número de acidentes e mortes relacionadas. Essa campanha surgiu em decorrência de estudos divulgados pela ONU, em 2009, que demonstraram que aproximadamente 1,3 milhão de pessoas morriam anualmente em todo o Planeta por conta de acidentes de trânsito. Além disso, avaliações da OMS previram que o índice poderia passar para 2,4 milhões em 2030, salientando a necessidade de medidas eficazes.
O amarelo foi escolhido para representar a iniciativa por ser compreendido como uma cor de alerta, atenção e destaque, estando atribulado às sinalizações de advertência e atenção no trânsito.
O envolvimento nas ações que correspondem ao Maio Amarelo engloba todas as esferas e abrange desde órgãos governamentais até entidades de classe, associações, empresas privadas e sociedade civil, contribuindo para que todos participem e cooperem com as propostas de conscientização e, assim, tornem o trânsito mais seguro e menos violento.
Enxergar o outro é salvar vidas
A escolha do tema deste ano foi estratégica e buscou reforçar a importância da empatia nas vias, respeitando o bem maior de todos, que é a vida. A campanha, que buscou ir além do sentido literal da proposta, destacou que todas as decisões feitas no trânsito são coletivas e recaem diretamente em terceiros, por isso, é fundamental enxergar aqueles que estão ao redor, uma vez que, por meio de um ato simples de cuidado, é possível salvar vidas.
Por este motivo, a iniciativa convidou motoristas, motociclistas e pedestres a repensarem diferentes atitudes, que envolvem:
→ Ter paciência.
→ Evitar utilizar o celular enquanto estiver conduzindo um veículo.
→ Também evitar ultrapassagens perigosas; hostilidade; disputa por espaço.
→ Respeitar os mais vulneráveis (como pedestres, idosos, crianças ou pessoas com alguma deficiência).
→ Antecipar riscos e estar atento às adversidades do trânsito.
→ Obedecer às sinalizações.
→ Dirigir de acordo com os limites de velocidade.
→ Não consumir álcool antes de dirigir.
→ Relembrar que todos também têm uma história de vida e querem chegar em seus destinos com segurança.
E da mesma forma que a população precisa acatar determinadas regras de convivência para tornar o trânsito mais seguro, também é papel das autoridades atentarse para viabilizar a preservação da vida, investindo na melhoria dos espaços urbanos, promovendo sinalização eficiente e ofertando fiscalização correta.
O Portal do Trânsito e Mobilidade relembra que gestos simples são indispensáveis para o Maio Amarelo 2026 ter resultados de sucesso o ano todo. “Grandes transformações começam em atitudes pequenas: esperar, dar passagem, reduzir velocidade, guardar o celular, respeitar a travessia e conter a agressividade. No trânsito, enxergar o outro não é gentileza, é responsabilidade.
Em Piracicaba, as ações relacionadas à campanha envolveram um simulado de acidente de trânsito no cruzamento das avenidas Independência e Armando de Salles Oliveira e a divulgação de mensagens de conscientização em locais estratégicos e de grande circulação ao longo do mês.
Matéria publicada na edição 198 (Maio/ Junho de 2026) da Revista da APM Piracicaba