Participe da palestra “Conscientização e Prevenção do Câncer Colorretal”

O presidente da Associação Paulista de Medicina – Piracicaba, Ricardo Tedeschi Matos, ministrará a palestra “Conscientização e Prevenção do Câncer Colorretal”, em formato on-line, no dia 4 de abril, das 14h às 16h.

As inscrições estão abertas até o dia 2 de abril e poderão ser realizadas no site da Escola do Legislativo neste link. A palestra on-line será realizada pelo aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube.

O encontro tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce do câncer colorretal, que possui alto índice de mortalidade, mas tem cura. O câncer do intestino grosso, também chamado câncer de cólon e reto, é uma doença que atinge homens e mulheres.

Na maioria dos casos, segundo especialistas, se desenvolve gradativamente por uma alteração nas células, que começam a crescer de forma desordenada, sem apresentar qualquer sintoma. A principal forma de prevenção da doença é o rastreamento por meio de exames, como a colonoscopia, visando à detecção e retiradas dos pólipos antes de se degenerarem.

O câncer colorretal é o terceiro mais frequente entre os homens e o segundo mais incidente nas mulheres, de acordo com os dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), com cerca de 40 mil casos da doença por ano.

Matos é médico endoscopista e cirurgião geral do Hospital Unimed de Piracicaba e legista da Superintendência da Polícia Técnico-Científica no IML de Piracicaba, além de participar do Conselho Municipal de Saúde Piracicaba e presidir a APM Piracicaba.