Unimed Piracicaba realiza Simpósio de Endometriose

A Unimed Piracicaba, em parceria com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões e o Clube Benedicto Montenegro – Regional Piracicaba, organizou e sediou o 1º Simpósio de Endometriose, que reuniu médicos e estudantes da saúde, no auditório do Centro Administrativo da Cooperativa, no dia 13 de maio. O evento contou com estudos sobre diagnóstico e planejamento, manejos clínico e cirúrgico, além de políticas em relação à doença na cidade. Entre os palestrantes estavam os ginecologistas Carlo Alberto Petta e Marcelo Avella.

“Mais uma vez, nossa Instituição, por meio da Universidade Corporativa, abre suas portas para o conhecimento técnico-científico de um tema extremamente relevante, afinal, a endometriose acomete, hoje, cerca de 180 milhões de mulheres no mundo inteiro. Por isso, orientar profissionais e comunidade é fundamental”, disse Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.

Idealizado e organizado pelo médico cooperado Miki Mochizuki, com colaboração dos médicos Anderson Guerra, Elias Ilias e Renato Françoso Filho, o encontro trouxe profissionais de renome nacional, que apresentaram assuntos práticos, desde o diagnóstico até o planejamento do tratamento multiprofissional, envolvendo cuidados fisioterápicos, alimentares e medicamentos, além de aspectos técnicos importantes para definição da necessidade ou não de cirurgia.

De acordo com Mochizuki, um dos médicos organizadores, o simpósio possibilitou a troca de conhecimentos sobre o tema. “A participação de colegas da área aumenta o nível de entendimento em relação à endometriose”.

Segundo o médico, a endometriose, apesar de benigna, inflige grande sofrimento a muitas mulheres em idade fértil, interferindo em seu desenvolvimento pessoal, social e profissional. “Ainda pouco conhecida e carregada de estigmas e, muitas vezes, incompreendida mesmo por pessoas que sofrem da doença. Entre o início dos sintomas e o diagnóstico, são relatados vários anos, em média cinco, e múltiplas passagens por diferentes profissionais, trazendo mais dificuldades para a mulher portadora dessa enfermidade”, completou.

SOBRE A DOENÇA

A endometriose é o crescimento do endométrio, tecido que reveste o útero e produz a menstruação, fora da cavidade uterina. Com o fim do período fértil, o endométrio é expelido em forma de menstruação. Quando segue para outras partes do corpo, de forma não apropriada, gera dores intensas, inflamação e cicatrizes. A causa desse mal não é conhecida, mas afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva.

Os sintomas da endometriose podem incluir dor pélvica intensa no período menstrual, dor durante a relação sexual, dor ao urinar ou defecar, sangramento menstrual intenso ou irregular, fadiga e infertilidade. No entanto, podem não apresentar sintomas, o que acaba dificultando o início do tratamento.

O diagnóstico é feito por exames de imagem, como ultrassom ou ressonância magnética, ou por meio de laparoscopia, procedimento cirúrgico para examinar os órgãos internos.

Foto: Filipe Paes/Unimed Piracicaba