UTI do Hospital Unimed Piracicaba recebe selo por resultados clínicos

O Hospital Unimed Piracicaba acaba de receber o selo de UTI Eficiente, concedido pela empresa Epimed Solutions, em reconhecimento aos excelentes resultados clínicos da unidade de terapia intensiva adulta do complexo. Avalizada pela Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), a certificação atesta que o centro médico apresentou, em 2022, análises e monitoramentos de dados clínicos e epidemiológicos satisfatórios, a partir da distribuição eficiente de recursos, que garantem a sustentabilidade e a qualidade do cuidado à saúde do paciente de alta gravidade, além da excelência na tecnologia hospitalar.

“Esta é uma conquista relevante para o HU, que implantou a plataforma de gestão em saúde no segundo trimestre do ano passado, pois reconhece o nosso comprometimento com a vida de beneficiários que confiam na Cooperativa. O título nos coloca em um patamar de excelência em relação a outros hospitais privados do País”, disse o presidente da Instituição, Carlos Joussef.

O complexo hospitalar foi indicado também pela Amib e pelo projeto UTIs Brasileiras – Registro Nacional de Terapia Intensiva para os selos de gestão de indicadores de qualidade e desempenho nas UTIs Adulta e Cardiológica.

“Recomendações como essas fortalecem as equipes que atuam, diretamente, nas unidades de cuidados intensivos, além de evidenciar a qualidade assistencial dos serviços prestados pelo Hospital Unimed aos nossos beneficiários da cidade e região”, completou o dirigente.

De acordo com estatísticas divulgadas pelo Epimed Monitor, hospitais que seguem os padrões internacionais de qualidade e segurança e, ainda, detêm acreditações nacionais e internacionais, como a Unimed Piracicaba com a certificação ISO 9001:2015, têm performance 25% superior à alcançada por unidades não acreditadas.

“Anualmente, o programa avalia cerca de 707 unidades de terapia intensiva de 450 hospitais do País, o que representa o monitoramento de 11 mil leitos, num total de mais de um milhão e meio de pacientes em sua base de dados. Desta amostragem, cerca de 135 apresentam alta performance, assim como a Unimed Piracicaba”, completou Natália Caetano, gerente comercial da Epimed no Estado de São Paulo.

Já o médico e coordenador da UTI Adulta do HU, Ariovaldo Marques, também comemora e entende que este resultado é reflexo de uma cultura de segurança baseada em condutas e comportamentos assertivos, bem como a humanização no cuidado do paciente.

“É muito gratificante receber essa notícia, pois atesta todo um serviço assistencial assertivo, além de uma estrutura completa. Mas, para que tudo isso aconteça, precisamos que as equipes ligadas à UTI estejam sempre alinhadas aos protocolos da Instituição”, finalizou.

Foto: Filipe Paes/Studio47