Defesa Profissional: médicos de Americana, Piracicaba, Limeira e região discutem diretrizes

Nesta segunda-feira, 10 de maio, os diretores de Defesa Profissional da APM, Marun David Cury e Roberto Lotfi Jr., conduziram mais uma reunião com os médicos do interior com o intuito de mobilizar os profissionais em todo o estado. Dessa vez, o encontro ocorreu com os representantes da 14ª Diretoria Distrital da entidade, que tiveram a oportunidade de discutir pontos em comum de reivindicações na saúde suplementar.

Como introduziu Marun Cury, a APM tem acompanhado, nos últimos anos, diversas Regionais que encontram conflitos e dificuldades de negociação no setor. Dessa forma, em 2021, o seu departamento optou por um foco diferente, se reunindo com todas as Distritais e Regionais, como forma de alinhar a negociação em São Paulo.

Uma das grandes preocupações nas mais diferentes cidades paulistas, para população e médicos, são operadoras que comercializam planos de saúde com mensalidades baixas, remunerando mal os profissionais e exigindo deles até oito atendimentos em uma hora, inviabilizando qualquer possibilidade de atendimento de qualidade. Além disso, a verticalização corrente tem enfraquecido muito o trabalho dos profissionais de Medicina.

Dessa maneira, os diretores de Defesa Profissional da APM utilizaram a reunião para relatar algumas experiências de sucesso nas negociações com operadoras e dar orientações para lidar com esse cenário. Uma das indicações, por exemplo, foi a condução de pesquisas de diagnóstico de situação da saúde suplementar local, como já está sendo levado a cabo na Regional de São José do Rio Preto.

“Com levantamentos específicos por regiões e cidades, entenderemos a realidade diferente de cada uma delas. Afinal, em cada local atuam distintos planos de saúde. Com esses dados, podemos pensar na melhor forma de agir em cada situação”, disse Lotfi Jr., que também colocou a estrutura da APM Estadual à disposição das Regionais da 14ª Distrital.

Após apresentação inicial de Marun Cury e Roberto Lotfi Jr., alguns representantes do interior falaram um pouco sobre a situação de cada uma das cidades. Para Maria Stella Peluso Arle, diretora de Defesa Profissional da Regional de Leme, por exemplo, é necessário que haja um trabalho de conscientização com população e colegas médicos para mostrar quão prejudiciais são alguns planos de saúde.

Sergio Elísio Zurita Fernandes, presidente da APM Santa Bárbara D’Oeste, lembrou que esse cenário é um subproduto de um cenário de proliferação de escolas médicas em São Paulo e em todo o Brasil.

Já Ruy Cardoso de Souza, diretor e ex-presidente da APM Pirassununga, lembrou da atuação da APM Estadual em parceria com a Regional, contando com o auxílio de Marun Cury e do ex-presidente da Associação, Florisval Meinão.

“Estamos na luta há muito tempo. Sozinho, fazemos pouco. Mas com cidades próximas unidas, falando a mesma língua, com certeza teremos resultado. Aqui, consegui algumas vitórias e sofri outras derrotas, mas sempre fomos muito visados. O que vale é nossa união. Começando na 14ª Distrital, mas chegando em todas as regionais”, disse.

Também participaram do encontro Romar William Cullen Dellapiazza, 14º Diretor Distrital, Renato Monteiro, presidente da APM Americana, Rodrigo Teixeira de Campos Carvalho, presidente da APM Araras, Edmilson Girotto, presidente da APM Itatiba, Marcio Battistella, presidente da APM Limeira, Ricardo Tedeschi Matos, presidente da APM Piracicaba, e Luiz Eduardo e Volpato e Gilberto dos Santos Filhos, respectivamente presidente e diretor de Defesa Profissional da APM Rio Claro.

A 14ª Diretoria Distrital da Associação é formada pelas Regionais de Americana, Araras, Itatiba, Leme, Limeira, Piracicaba, Pirassununga, Rio Claro e Santa Bárbara D’Oeste.